CURA-TE, LIBERTA-TE, RECOMEÇE





O melhor remédio para o fracasso é a benção do recomeço.



Problemas são pressões que a Lei de Evolução realiza para que o homem se aperfeiçoe, transformando algo dentro de si mesmo.

Isso explica a queixa de muitas pessoas no sentido de que estão com os caminhos fechados, que nada dá certo para elas. Certamente os caminhos estão fechados porque a pessoa está fechada para a renovação, para o crescimento, para a transformação. Ela quer coisas novas fazendo tudo velho. Ela quer crescimento, mas não quer crescer. Deseja progresso, mas não quer progredir. Almeja que sua vida se transforme, mas não quer se transformar. Pretende receber benefícios, mas não quer saber de sacrifícios.
E Deus não vai colocar a mão nesse problema até a pessoa se dar conta que ela precisa mudar. Porque Deus deseja que seus filhos cresçam e amadureçam, e não fiquem eternamente como crianças mimadas pedindo coisas que, pelo seu desenvolvimento, poderão obter por conta própria. Deus nos fez cocriadores da obra divina. Podemos em ponto menor o que Deus pode em ponto infinitamente maior. Somos seres criadores, somos solucionadores de dificuldades, caçadores de soluções, perseguidores do progresso. Essa é a nossa missão na vida. E Deus não iria contrariar o seu projeto fazendo por nós aquilo que já somos capazes de fazer.

Quando nossas preces não são respondidas.

Quando oramos a Deus pedindo a solução de um determinado problema e sentimos que não obtemos resposta para nossas preces, o que está ocorrendo é que Deus está esperando primeiramente uma atitude nossa em relação ao problema que se apresentou. Porque Deus, como pai amoroso que é, quando vê um filho passando fome e nota que ele nada pode fazer para se alimentar, imediatamente manda a solução pondo comida na boca do filho. Mas, se Deus percebe que o filho pode fazer alguma coisa para se alimentar, pode tomar alguma atitude para desencadear a solução do problema, Deus espera que a pessoa se movimente que faça o que está ao seu alcance, para somente depois agir complementando o que for necessário para a resolução da dificuldade.

Quando você não pode agir, Deus age.
Quando você pode agir, Deus espera você andar para Ele caminhar ao seu lado.

Se o problema me pertence, há uma lição oculta nele, um aprendizado que eu, e ninguém mais, deve realizar para curar definitivamente a dor que me desafia o crescimento interior. Ao buscarmos as soluções para os obstáculos que a vida nos apresenta, somos obrigados muitas vezes a buscar conhecimentos novos, mudar aspectos da nossa vida emocional, alterar comportamentos, modificar caminhos, enfim, é dessa forma que a vida vai  compulsoriamente nos ensinando a crescer.
Portanto, problemas não são castigos divinos, antes são mecanismos educativos que a sabedoria divina dispõe para corrigir nossos passos na direção da felicidade que Deus programou para todos os seus filhos. E a felicidade é naturalmente proporcional à perfeição do espírito. Quanto mais o espírito progride, mais feliz ele é. Quanto mais ele retarda o seu adiantamento intelecto-moral, mais sofrimento ele experimenta em seu caminho.