Ofensa X Perdão






Na versão de Chico Xavier, a mágoa poderia ser equiparada a uma doença transmitida pela bactéria da ofensa e que se desenvolve em nosso organismo quando não a combatemos com o antídoto do perdão. Quando seguramos a ofensa dentro de nós, quando ruminamos em nossa mente as palavras que nos machucaram, mergulhamos numa lata de lixo energético, com conseqüências negativas, e a principal é a enfermidade.
Não podemos controlar o que os outros nos dizem, tampouco as atitudes. Mas temos o controle de como reagir a tudo isso.
A agressividade é um mal que nos faz mal. Se devolvermos a ofensa estará nos nivelando, e assim ficaremos com a lata de lixo que nos foi jogada.
Muitas vezes, os nossos problemas de correm do excesso de lixo emocional que temos guardado ao longo da vida. Precisamos fazer uma grande faxina em nossa mente e jogar fora todos os detritos acumulados em forma de mágoas e culpas. O perdão, segundo o médium Chico Xavier, é terapêutico cicatriza as feridas emocionais causadas pelas ofensas. Não perdoar é segurar o mal dentro de si; Não  perdoar é assumir para si a lei da vingança; Não perdoar é condenar-se.
Quem deseja cura e libertação para sua vida precisa fazer do perdão uma prática diária e permanente.



Perdoar é abrir mão da mágoa, é deixar de ser vítima.
Perdoar é não permitir que nossa vida seja controlada pelos outros.
Perdão é reconhecer que a outra pessoa está também magoada e doente.
Perdoar é trazer saúde para o corpo e paz para o espírito.
Perdoar é tirar todos os nós que amarram a sua vida.
Perdoar é um presente que se oferece primeiramente a si mesmo.
Perdoar é o caminho mais seguro para voltar a ser feliz.




Quem não perdoa ao próximo ou a si mesmo está se matando aos poucos. O perdão é assim o mais eficiente remédio para cura e libertação dos nossos males. Mas a decisão de tomar o remédio é de cada um de nós.